sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

De contemplatione Creationis

"Caeli enarrant Gloriam Dei et opera manuum eius adnuntiat firmamentum" (Sl 18, 2)

Se as coisas criadas vistas de maneira desordenada nos são causa de ruína, vistas à luz da Fé e em sua reta ordem, podem nos elevar às meditação das realidades superiores. A Sagrada Escritura diz que Deus viu tudo que havia criado e viu que tudo era bom. Mas a Criação foi corrompida quando pela desobediência de nossos primeiros pais foi introduzido no mundo o pecado. A concupiscência muitas vezes atua como uma venda, impedindo-nos de enxergar o verdadeiro valor das coisas criadas. O Homem certamente é o ápice das coisas terrenas, e tudo na Terra foi criado para servi-lo.
Há no mundo criado como que marcas que Deus deixou, de tal forma que as coisas falam a respeito dEle. Desta forma, a água que lava nosso corpo simboliza a misericórdia de Deus que lava nossas iniqüidades; o fogo que nos aquece representa o abrasado Amor de Deus pelos seus filhos. O movimento do Sol que oticamente assemelha-se a um caída e ressurgimento nos recorda o Cristo morto e ressurecto. O grão de mostarda, que é pequeno e gera grandes árvores, nos recorda a Fé. Nosso Senhor usou frequentemente analogias com a natureza para explicar as realidades espirituais.
Desta forma, sempre que olharmos para a beleza de uma paisagem natural, lembremos da bondade de Deus que nos deu tantas coisas para nos servirmos e que dignou-Se dar-nos a graça de contemplar a Beleza de sua obra, que reflete alguns aspectos dEle que é a Beleza por excelência. Também ao vermos a beleza das obras das mãos humanas, lembremos que também nossa inteligência e capacidade é dom de Deus. Ao vermos os seres humanos, lembremos de sua dignidade intrínseca de pessoas criadas à Imagem e Semelhança de Deus, com inteligência e vontade livres como a dEle. E assim, demos graças a Deus por todas as coisas e façamos tudo no desejo de engrandecer Seu Nome e nos esforçando para atrair todos os homens para Ele, pois como disse Santo Agostinho, nosso coração só estará quieto quando repousar em Deus.
Assim, faremos com que toda a Criação cante a Glória de Deus, tal como foi belissimamente expresso por São Francisco de Assis em seu "Cântico das Criaturas". E para que possamos ver cada vez mais claramente a ação de Deus em todas as coisas, peçamos ao Senhor para que aumente sempre a nossa Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário