sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Carta de um mártir espanhol á sua noiva

Carta escrita pelo Bem-aventurado Bartolomé Blanco Márquez, espanhol prisioneiro dos comunistas, à sua noiva Maruja pouco antes de sua morte:

"Prisão Provincial. Jaén, 1º de outubro de 1936.

Maruja da alma:

Sua lembrança me acompanhará à tumba e enquanto haja um batimento do coração em meu coração, este palpitará em carinho para ti. Deus quis destacar estes afetos terrestres, enobrecendo-os quando os amamos nele. Por isso, embora em meus últimos dias Deus seja minha tocha e meu desejo, não impede que a lembrança da pessoa mais querida me acompanhe até a hora da morte.

Estou assistido por muitos sacerdotes que, qual bálsamo benéfico, vão derramando os tesouros da Graça dentro de minha alma, fortificando-a; Miro a morte de cara e na verdade te digo que nem me assusta nem a temo.

Minha sentença no tribunal dos homens será minha maior defesa ante o Tribunal de Deus; eles, ao querer me denegrir, enobreceram-me; ao querer me sentenciar, têm-me absolvido, e ao tentar me perder, salvaram-me. Entende-me? Está claro! Posto que ao me matar me dão a verdadeira vida e ao me condenar por defender sempre os altos ideais de Religião, Pátria e Família, abrem-me de par em par as portas dos céus.

Meus restos serão inumados em um nicho deste cemitério de Jaén; quando ficam poucas horas para o definitivo repouso, só quero pedir-te uma coisa: que em lembrança do amor que nos tivemos, e que neste instante se acrescenta, atenda como objetivo principal à salvação de sua alma, porque dessa maneira conseguiremos nos reunir no céu para toda a eternidade, onde nada nos separará.

Até então, pois, Maruja de minha alma! Não esqueça que do céu lhe olho, e procura ser modelo de mulheres cristãs, pois ao final da partida, de nada servem os bens e gozos terrestres, se não acertarmos a salvar a alma.

Um pensamento de reconhecimento para toda sua família, e para ti todo meu amor sublimado nas horas da morte. Não me esqueça, minha Maruja, e que minha lembrança te sirva sempre para ter presente que existe outra vida melhor, e que o consegui-la deve ser a máxima aspiração.

Sejas forte e refaz sua vida, é jovem e boa, e terá a ajuda de Deus que eu implorarei desde seu Reino. Até a eternidade, pois, onde continuaremos nos amando pelos séculos dos séculos.

Bartolomé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário