domingo, 27 de fevereiro de 2011

Confiar na Providência de Deus, não nos bens passageiros

O Evangelho desse Domingo nos exorta a depositarmos nossa confiança na Providência de Deus e não nos bens passageiros. Nesse sentido, vale meditarmos um trecho do tratado Moralia in Job do Papa São Gregório I Magno que embora trate do livro de Jó relaciona-se diretamente com o tema do Evangelho da Liturgia de hoje. O texto foi extraído de uma antologia disponível no site http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/pais_da_igreja/s_gregorio_magno_antologia.html





"Querer pôr a esperança e a confiança em bens passageiros é querer fazer fundações em água corrente. Tudo passa ; Deus permanece. Agarrarmo-nos ao que é transitório é desligarmo-nos do que é permanente. Quem, portanto, levado no turbilhão agitado de um rápido, consegue manter-se firme em seu lugar, nessa torrente fragorosa? Se quisermos recusar-nos a ser levados pela corrente, temos de nos afastar de tudo o que corre ; senão o objecto do nosso amor constranger-nos-á a chegar ao que precisamente queremos evitar. Aquele que se agarra aos bens transitórios será certamente arrastado até onde vão ter, à deriva, essas coisas a que se apega.

A primeira coisa a fazer é pois abstermo-nos de amar os bens materiais ; a segunda, não pormos total confiança naqueles bens que nos são confiados para ser usados e não para ser desfrutados. A alma que se prende a bens perecíveis, apenas, depressa perde a sua própria estabilidade. O turbilhão da vida actual arrasta quem nele se deixa ir, e é uma tonta ilusão, para aquele que é levado nesta corrente, nela querer manter-se de pé." (São Gregório Magno. Moralia in Job, 34)



Nesse Domingo peçamos, portanto, que o Senhor aumente nossa esperança e nosso amor, para que confiemos nEle com piedade filial. Peçamos também como São Josemaría Escrivá Domine ut videam! para que possamos ver mais claramente a ação da Providência em nossas vidas e assim não desanimarmos com as correntes instáveis do mar de nossas vidas. Recorramos também à nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, que como modelo de confiança em Deus soube suportar pacientemente todas as dificuldades de sua vida e guardar e meditar todas as coisas em seu coração como nos narra o Santo Evangelho.


Domine ut videam! Domine ut sit!

Um comentário:

  1. Interessante lermos também a meditação que o Papa fez ontem na recitação do Angelus sobre esse mesmo Evangelho. O blog Seleta de Orações disponibilizou uma tradução (no site do Vaticano ainda não está publicado o texto em português): http://seletasdeoracoes.blogspot.com/2011/02/angelus-do-papa-bento-xvi-sobre-divina.html

    ResponderExcluir