domingo, 6 de março de 2011

A superficialidade da arquitetura moderna pelo Arcebispo Fulton Sheen

“Na arquitetura reflete-se uma filosofia de vida. A base filosófica do mundo contemporâneo é o materialismo, isto é, a negação do espírito. Se, porém, outro mundo não existe senão o que pode ser visto, palpado e cientificamente analisado, então é claro que jamais poderá haver ornamentação arquitetônica, pois ornamentação é um símbolo de comunicação com o imaterial através da matéria. Ornamentação implica ou supõe, portanto, a existência de outro mundo para além deste que nos rodeia. Os edifícios de moderna arquitetura que se erguem por este mundo afora, assemelham-se a gaiolas de vidro e as caixas de sapatos gigantescas, erguidas sobre estacas. São prédios exclusivamente funcionais e utilitários, pois que a única função e a utilidade exclusiva de uma civilização materialista consiste no negócio ou permuta das coisas deste mundo.


Quando a civilização se inspirava numa filosofia mais risonha, quando as coisas visíveis eram apreciadas como expressões extrínsecas das coisas invisíveis, a arquitetura enobrecia-se com inúmeros ornatos: o pelicano alimentando os filhos com o sangue das próprias veias simbolizava o sacrifício de Jesus cristo; o leão insuflando vida com o hálito nos filhotes mortos, representava a Ressurreição; a raposa, espreitando à porta da sua toca, servia de aviso premonitório das armadilhas de satanás. Quando da sua entrada triunfal em Jerusalém, Nosso Senhor disse que, se os homens fossem constantes na sua fé em Deus, até as próprias pedras proclamariam o Seu triunfo, o que veio realmente a acontecer nos templos ogivais, nas catedrais de estilo gótico !


Agora, as pedras já não falam, porque os homens de hoje não acreditam na existência de outro mundo, não esperam para eles próprios outro destino que não seja o mesmo das pedras inertes. Perdida a fé no espiritual, a arquitetura deixa de exprimir ou simbolizar." (SHEEN, Fulton. Os problemas da vida. Porto: Livraria Fugierinhas, 1956, p. 66. Citado em: http://advhaereses.blogspot.com/2009/07/fulton-sheen-arquitetura-moderna-e_10.html )

Um comentário:

  1. Eu espero que você não se importa, eu anunciado esta no meu blog em English. http://offthecoastofutopia.blogspot.ca/2017/03/the-superficiality-of-modern-art-and.html

    ResponderExcluir