sexta-feira, 4 de março de 2011

Retiro espiritual...

Hoje ao fim da tarde irei para um retiro espiritual de preparação para a Quaresma e voltarei somente no Domingo. Peço orações para que eu possa aproveitar frutuosamente esse momento de especial cultivo do silêncio interior de de crescimento no autoconhecimento e na intimidade com o Senhor.
Por fim, deixo-vos para reflexão durante esse final de semana uns dizeres da Beata Elisabete da Trindade sobre o silêncio interior:

"A alma que discute com o eu, que se ocupa com as próprias sensibilidades, que segue um pensamento inútil, um desejo vão, dispersa as forças e não está voltada para Deus: sua lira não vibra em uníssono e o Mestre, ao tocá-la, não pode tirar harmonias divinas. Há nela ainda muita influência humana: é uma dissonância. A alma que guarda ainda alguma coisa em seu reino interior, cujas potências não estão todas encerradas em Deus, não pode ser um perfeito louvor de glória. Não está em condições de cantar sem interrupção o "canticum magnum" de que fala São Paulo, porque nela não reina a unidade. Em vez de dar, na simplicidade, o seu louvor, através de todas as coisas, ela tem de reunir incessantemente todas as cordas do instrumento, que estão espalhadas por todos os lados." (Textos espirituais. Citado em: PHILIPON, Marie-Michel, OP. Doutrina espiritual de Elisabete da Trindade. São Paulo: Paulus/Carmelo Descalço do Brasil, 1988, p. 72)

Nenhum comentário:

Postar um comentário