domingo, 1 de maio de 2011

A ressurreição de Jesus é real!






"Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome." (Jo 20, 26-31)

No Evangelho de hoje, lemos como Jesus prova para São Tomé a realidade da Ressurreição de seu corpo físico como corpo glorioso, mostrando-lhe as chagas da Paixão. Não é necessário que tenhamos visto o Senhor ressucitado para cremos nEle, pois o que crê pelo testemunho tem mais mérito. O Evangelho de hoje também mostra a Divindade de Nosso Senhor, quando Tomé o chama claramente de "Meu Senhor e Meu Deus!". Eis no Evangelho de hoje ostenadas ao mesmo tempo a Divindade e a Humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Contra todas as heresias da moda que, especialmente a Teologia da Libertação, que negam a Divindade de Cristo, os seus milages e tentam reduzir a Ressurreição real do Senhor em mera "permanência viva de sua mensagem nos seus seguidores". A ressurreição é um fato histórico, real. Jesus padeceu,morreu, foi sepultado e ressucitou na madrugada do terçeiro dia. Seu Corpo, retomou a vida, mas como um Corpo Glorificado, que não está mais sujeito à morte. "O mistério da ressurreição de Cristo é um acontecimento real, com manifestações historicamente verificadas, como atesta o Novo Testamento" (Catecismo da Igreja Católica, parpagrafo 639). E Jesus ressucitou por Seu próprio poder, pois, com o Pai na unidade do Espírito Santo, é Deus Todo-Poderoso, Santo e Imortal. Esta é a Fé dos Apóstolos que a Igreja sempre confessou e que professamos ao recitar o Creio. Se Cristo não ressuctiou, vã é a nossa Fé (Cf. I Cor 15, 13-14). A ressurreição de Cristo é a confirmação de Sua Divindade e a nossa esperança!

Cantemos como a Igreja na sequência pascal Victimae Paschali Laudes: Scimus Christum surrexisse a mortuis vere - "Sabemos que Cristo ressucitou verdadeiramente dos mortos"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário