sábado, 7 de maio de 2011

A Barca de Pedro



No Evangelho deste sábado, lemos como a Barca de Pedro era agitada pelos ventos e pelas ondas durante uma tempestade enquanto Jesus dormia, para o desespero dos apóstolos. Apesar de aparentar estar domindo, Jesus enquanto Deus sabia do perigo pela qual Ele e os apóstolos estavam passando, e ao acordar, com seu poder de Criador acalmou a tempestade. Os Padres da Igreja e os Santos viram nessa Barca de Pedro uma imagem da Santa Igreja, que é agitada por várias tribulações ao longo de sua história, mas que no final o Senhor mandará que a tempestade se acabe.




“Esse vento é figura das tentações e das perseguições que a Igreja sofrerá em conseqüência da falta de amor. Porque, como diz Santo Agostinho, quando o amor esfria, aumentam as ondas... No entanto, o vento, a tempestade, as ondas e as trevas não conseguirão que a nave se afaste do seu rumo e sossobre” (Santo Tomás de Aquino. Comentário ao Evangelho de São João)

“Quando ouvimos vozes de heresia [...], quando observamos que se ataca impunemente a santidade do matrimônio e a do sacerdócio, a conceição imaculada de Nossa Mãe Santa Maria e a sua virgindade perpétua – com todos os outros privilégios e excelências com que Deus a adornou –, o milagre perene da presença real de Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, o primado de Pedro, a própria Ressurreição de Nosso Senhor, como não havemos de sentir a alma cheia de tristeza? Mas tende confiança: a Santa Igreja é incorruptível” (São Josemaría Escrivá. El fin sobrenatural de la Iglesia. Madrid: Palabra, 1980)


Ao lermos essas palavras do Santo Evangelho, lembremo-nos de que o Senhor está sempre com Sua Igreja, guiando-a pelo Seu Santo Espírito e alimentando sues membros com Seu Corpo e Sangue na Sagrada Eucaristia. E que por mais que os ventos e as ondas a sacudam, a Igreja não poderá vacilar, pois o Senhor tem o poder de acabar com as tempestades. E que isso sirva também de consolo em nossas tribulações pessoais, para que possamos confiar em Cristo e nos diexarmos sermos guiados por Ele.

Rezemos sempre pela Santa Igreja, para que ela cresça sempre na Fé, na Esperança e na Caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário