sábado, 7 de janeiro de 2012

São Raimundo de Peñafort, OP, sobre a paz dos corações


Hoje, na festa de São Raimundo de Peñafort, OP, presbítero e confessor (falecido em 1275), leiamos uma edificante carta do santo canonista (Extráida de: http://www.tesourosdaigrejacatolica.blogspot.com/2012/01/que-deus-pacifique-os-vossos-coracoes.html):

"Se todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos (2Tm 3,12), como afirma com toda sinceridade aquele Apóstolo que é chamado "pregador da verdade", a meu ver, ninguém está excluído desta norma geral, senão quem negligencia ou não sabe viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade (Tt 2,12).

Longe de vós serdes contados entre aqueles cujas casas estão em paz, tranquilas e seguras, sem que a mão do Senhor pese sobre eles; e que, depois de passarem agradavelmente os seus dias são, de repente, precipitados no inferno.

Vossa pureza e piedade merecem e exigem - já que sois aceitos e queridos por Deus - que esta pureza seja aprimorada por meio de repetidas provações até atingir a mais total sinceridade. Por conseguinte, se às vezes uma espada se duplica ou triplica sobre vós, deveis recebê-la com toda alegria, como sinal de amor.

A espada de dois gumes são os combates por fora e os temores por dentro. Ela se duplica ou triplica interiormente quando o espírito do mal inqueita o íntimo do coração com enganos e seduções. Mas vós conheceis muito bem este gênero de combates; de outra forma não teria sido possível conseguir esta perfeita paz e tranquilidade interior.

A espada se duplica ou triplica por fora quando, sem motivo, surge uma perseguição eclesiástica de assuntos espirituais; aqui as feridas são mais dolorosas porque vêm de amigos.

Esta é a desejável e bem-aventurada cruz de Cristo que o corajoso Santo André abraçou com alegria; segundo as palavras do Apóstolo chamado "instrumento escolhido", é somente nela que devemos nos gloriar.

Olhai, portanto, para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12,2); embora sendo inocente, padeceu por parte dos seus e foi contado entre os malfeitores (Is 53,12). Bebendo o cálice do Senhor Jesus, dai graças a Deus, doador de todos os bens.

Que este mesmo Deus do amor e da paz pacifique os nossos corações e apresse o vosso caminhar. Esconda-vos por enquanto, até vos introduzir e estabelecer naquela plenitude onde vivereis eternamente na beleza da paz, em morada segura e no repouso da abundância."

Um comentário:

  1. BIBLIAS MUNDOS SALVAÇAO DEUS


    sao paulo 2 de janeiro 2013 brasil



    ola



    (SURDO MUDO)

    EU MEU GRANDE UM FORTE ABRAÇO SAUDE DEUS VOCE LEMBRA OBRIGADO AMIGO



    JOAO BATISTA VIEIRA SILVA
    JOAOBIBLIASURDO2013@gmail.com / GMAIL
    JOAOBIBLIASURDO2013@HOTMAIL.COM/ MSN
    JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM/ MSN
    JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM/ FACEBOOK

    ResponderExcluir