segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Recomendações à misericórdia pelo Beato Álvaro Pelayo

"A criatura racional recomenda-nos a misericórdia, quando os varões santos a ela nos exortam com seus santos exemplos.
Item, o exemplo dos santos. Especialmente nos exorta à misericórdia o exemplo de Cristo Homem, que sofreu misericordiosamente por nós. Foi a misericórdia que fez baixar o Filho do Céu e o revestiu de corpo. Segundo Agostinho, ela mesma também o fez pobre, e o vendeu para redenção dos pobres. Agostinho: 'Vendido redimiu-nos, e morto vivificou-nos'. A misericórdia humilhou-O até a ablução dos pés dos discípulos.
À recomendação da misericórdia também serve o facto de ela mais que tudo agradar a Deus, desagradar ao diabo, e ser útil ao homem. [...] A razão por que a misericórdia agrada tanto ao Senhor é que nos assemelha muitíssimo a Deus [...].
[...]
Cristo aconselhou, de modo especial, a misericórdia. Em Mateus, XIX: 'Se queres ser perfeito, etc.' Em Lucas, XI: 'O que te sobra, dá-o de esmola'. No Dia de Juízo, Cristo julgará pelas obras de misericórdia (Mateua, XXV).
A misericórdia muito desagrada ao diabo. Agostinho: 'Coisa nenhuma vence tanto o diabo inimigo como a misericórdia. É principalmente com ela que o homem o vence, porque o diabo é cruel e não se compadece (Jeremias, VI)'.
[...]
A misericórdia livra da escravidão do diabo. Em Isaías, X: 'o jugo (a saber, o diabo) apodrecerá por causa do azeite (isto é, da misericórdia)'. E chama-se azeite à misericórdia, porque assim como o azeite sobrenada os outros líquidos, assim a obra de misericórdia ultrapassa as outras obras.
A misericórdia também faz ressurgir da morte espiritual, tal como Dorcas, cheia de boas obras e esmolas, que fazia, mereceu a ressurreição do corpo (Actos, IX). A misericórdia merece ser vistada pelo Senhor, como se lê de Cornélio (Actos, X). Era Cornélio um homem que fazia muitas esmolas, etc., e diz-lhe um anjo: As tuas orações e as tuas esmolas subiram como um memorial à presença do Senhor.
[...]
A misericórdia muito pode perante Deus, porque parece revogar a Sua sentença, como sucedeu com os Ninivitas (Jonas, III).
A misericórdia vence a Deus. Pelo que diz a Igreja: 'E ela Te vence com a clemência, para que suportes os nossos crimes'.
[...]
A misericórdia fez descer o Filho de Deus ao mundo. Ela mesma faz subir os homens ao Céu. [...]."

(Bem Aventurado Álvaro Pelayo, OMin, Bispo de Silves (1275-1350). Speculum Regum, II. Anos 1341-1344. Referência da edição: PAIS, Álvaro. O Espelho dos Reis (Speculum Regum). Vol. II. Tradução de Miguel Pinto de Menezes. Lisboa: Instituto de Alta Cultura, 1963, pp. 415-423.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário